Nossa história começa com um sonho de oferecer uma educação baseada nos valores cristãos, na fraternidade, no conhecimento e no amor. Nove décadas depois, continuamos preservando nossa essência agostiniana, sempre buscando inovações para nos adaptar às transformações do mundo.
Com um ensino contemporâneo aliado à excelência acadêmica, oferecemos aos estudantes ferramentas e projetos pautados na pedagogia agostiniana, na qual “ensinar” e “educar” são dimensões igualmente essenciais para a formação do ser humano.
Nossos resultados são fruto de um trabalho coletivo e comprometido com o futuro de cada aluno. Conheça alguns números de quatro das Unidades do Colégio Santo Agostinho: Belo Horizonte (bairros Santo Agostinho e Gutierrez), Contagem e Nova Lima.
Em 2025, faremos nossa expansão para o interior do estado de Minas Gerais, com a inauguração do Colégio Santo Agostinho em Divinópolis.
Em março de 1934, os freis agostinianos abriram as portas do Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte, para acolher seus primeiros 75 estudantes. Desde então, nossa trajetória tem sido marcada pela gratidão, alegria e pela certeza de estarmos cumprindo nosso propósito: transformar vidas por meio de uma educação que aproxima e potencializa pessoas. Confira alguns marcos do CSA BH e o surgimento das demais Unidades do Colégio.
Os agostinianos chegaram ao nosso país em 1899, mas foi no fim da década de 20 que os superiores da Província Matritense resolveram enviar alguns jovens religiosos para o Brasil, no período de 1929 a 1933, com o intuito de salvar e promover as vocações, diante da catástrofe que se avizinhava com a Guerra Civil Espanhola. Assim, foram fundadas inúmeras comunidades e paróquias nos estados de MG, RJ e SP.
Iniciaram-se, em março, as atividades do Colégio, apenas para o sexo masculino, com 75 alunos. Primeiramente, em um imóvel alugado na Av. Olegário Maciel.
Neste ano, a sede própria foi construída na Av. Amazonas, sob a orientação do Padre Carlos Vicuña.
Nos primeiros anos, o Colégio ministrava apenas o “Curso Ginasial”. Em 1958, o espaço foi ampliado com a construção de um prédio de quatro andares, com entrada pela Rua Aimorés. Nele começou a funcionar um internato para alunos do Curso Secundário (2º grau). Um ano depois, iniciaram-se as atividades do Curso Primário e, em 1961, o Pré-Escolar.
O Coral “Pequenos Cantores de Belo Horizonte” foi criado e, por quase trinta anos, encantou o público dentro e fora de Belo Horizonte.
Criação do Departamento de Educação Física pelo Professor Fernando Grosso, com equipes apenas de Basquete, Futsal, Vôlei e Natação. A partir de 1980, foram criadas as equipes esportivas nos moldes atuais.
Grande mudança na vida do Colégio: o Corpo Discente que, até então, era formado apenas por alunos do sexo masculino, passou a receber meninas, com a matrícula inicial de 327 alunas. No ano seguinte, matricularam-se 1.923 alunos, sendo 528 meninas.
Foi fundada a Unidade do Colégio Santo Agostinho, em Contagem.
50 anos do Colégio Santo Agostinho. Durante todo o ano, foram realizadas diversas atividades comemorativas.
O Teatro Santo Agostinho foi inaugurado, depois de uma ampla reforma para transformar o antigo auditório do Colégio em um espaço cultural dentro dos padrões das salas de espetáculo contemporâneas.
Criação da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, desmembrada da Biblioteca Gregório Mendel, inicialmente chamada de Biblioteca Central.
Criação do Grupo Sarandeiros, sob orientação do Grupo Sarandeiros da UFMG. Aos poucos, o grupo foi se multiplicando, formando outros grupos, de acordo com as diversas faixas etárias dos alunos participantes. Atualmente, o grupo possui mais de 140 alunos participantes.
Criação da Orquestra Stradivarius, inicialmente, sob a inspiração da Orquestra Jovem de Contagem. Posteriormente, criou-se, também, o Grupo de flauta doce e a Orquestra de Base, como ponto de partida para futuros integrantes da Stradivarius.
Iniciou-se o processo de modernização do Colégio, com salas de aula e laboratórios equipados com os mais modernos recursos pedagógicos. Processo que se estende até os dias atuais.
Iniciaram-se as atividades do Colégio Santo Agostinho – Nova Lima.
75 anos do Colégio. Celebrações e homenagens especiais marcaram a comemoração de uma trajetória fecunda de milhares de alunos e centenas de professores e funcionários na nobre missão de “Gente que forma gente”.
80 anos do Colégio. Foram realizadas muitas atividades comemorativas. Entre elas, o Show Tributo a Mandela, no Minascentro, com a participação do ator Milton Gonçalves e do cantor Maurício Tizumba.
Implantação do Canadian High School, um programa de educação internacional de dois anos, com foco na formação e na cultura canadenses, oferecido aos estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. O estudante que opta pelo Programa recebe os certificados de conclusão de estudos brasileiro e canadense.
Implantação do Projeto Bilíngue no 1º período da Educação Infantil, com aulas em língua inglesa. O aprendizado é estimulado utilizando metodologia baseada em atividades exploratórias e de investigação dos conceitos-chave das ciências. Atualmente, a Educação Bilíngue é oferecida aos alunos desde a Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental.
Foi inaugurado o Colégio Santo Agostinho – Gutierrez.
Implantação do Programa de Convivência Ética, visando à melhoria do clima escolar, da qualidade das relações, a promoção da cultura da paz e a redução dos problemas de convivência. Idealizado com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM) de pesquisadores da Unesp e Unicamp, o Programa engloba várias iniciativas, dentro e fora da sala de aula, em busca de uma convivência harmoniosa, de cuidado e de respeito ao outro.
Regravação do Hino do Colégio, criado na década de 60 pelo professor Roberto Tarcísio Bacil, contou com a participação de alunos do 3º ano EF à 1ª série EM da Unidade Belo Horizonte, acompanhados pela Orquestra Stradivarius.
Implantação do Programa Aldeia que Educa, que busca, por meio do diálogo, presente em todas as suas iniciativas, uma forma de organizar a comunidade escolar para que todos possam assumir juntos a corresponsabilidade na construção de um ambiente seguro, pacífico, acolhedor e interessante para todos.
Lançamento da Rede Lius Agostinianos, marca que representa as instituições pertencentes aos freis agostinianos, que atuam de forma independente, visando à formação dos religiosos, fazendo a gestão de centros educativos e desenvolvendo soluções educacionais para o segmento.
Nova Unidade do Colégio Santo Agostinho na cidade de Divinópolis/MG, ampliando o nosso legado de excelência acadêmica e inovação em prol do ensino.
Nascido em Tagaste de Numídia, província romana ao norte da África, desde pequeno era uma criança alegre, esperta, entusiasta do jogo, amante da amizade. Santo Agostinho foi aluno, professor e educador. Seu desejo pela verdade e pela sabedoria, sua inquietude, suas obras, pensamentos e o seu legado constituem um caminho de realização humana, de autêntica educação, de orientação à busca do sentido da vida, com grandiosa visão de mundo e de história.
Conheça mais sobre a vida e obra de Santo Agostinho.
Teremos uma série de eventos no decorrer do ano em comemoração aos 90 anos.
Teste seu conhecimento sobre o nosso Colégio e veja se você é um especialista!
Em que ano o Colégio Santo Agostinho deu início às suas atividades em um imóvel situado na av. Olegário Maciel?
Em que ano o Padre Carlos Vicuña orientou a construção da primeira sede própria do Colégio Santo Agostinho, localizada na av. Amazonas?
Durante o ano de 1958, uma importante expansão ocorreu no Colégio Santo Agostinho, quando foi inaugurado um internato para alunos do Curso Secundário (2º grau).
Qual foi o grupo responsável pela gravação do Hino do Colégio, originalmente criado na década de 1960 pelo prof. Roberto Bacil?
Em 2001, o Colégio (Unidade BH) criou o Grupo de Danças Folclóricas Sarandeiros, que hoje possui mais de 140 alunos participantes.
Os Superiores da Província Matritense enviaram jovens religiosos para o Brasil para promover vocações, entre 1929 e 1933.