Na Educação em Tempo Integral, eu busco para minhas filhas uma combinação de desenvolvimento de competências, integração de conteúdos, liderança, criatividade, mind set tecnológico e empreendedorismo criativo.

Consulte os links abaixo para obter informações necessárias para um ano letivo tranquilo e bem-organizado.
A Educação em Tempo Integral proporciona o acompanhamento de forma individualizada, tendo como foco também o desenvolvimento de competências socioemocionais.
O currículo do programa foi construído com base em estudos nacionais e internacionais focando nas principais habilidades necessárias para uma formação integral – hard skills e soft skills, que incluem:
Abordagem comunicativa, desenvolvida por meio de atividades que promovem interação entre os estudantes em diferentes contextos, conhecimento de outras culturas e formação de cidadãos bilíngues. Desenvolvimento pleno das quatro habilidades (reading, writing, listening, speaking), com turmas reduzidas e ampla carga horária, de 5 aulas semanais. Preparação e certificação Cambridge incluídos no programa, com média de aproveitamento superior a 96%*.
*Porcentagem referente aos resultados dos exames realizados em dezembro de 2024.
Na Educação em Tempo Integral, eu busco para minhas filhas uma combinação de desenvolvimento de competências, integração de conteúdos, liderança, criatividade, mind set tecnológico e empreendedorismo criativo.
Com a Educação em Tempo Integral, meus filhos tem desenvolvido habilidades para a vida, aprendendo o raciocínio lógico, a criatividade, a resolução de problemas, o trabalho em equipe e várias modalidades de esportes.
Falar da Educação em Tempo Integral é dizer sobre um novo tempo na educação, no qual os projetos se conectam com a realidade e os alunos são protagonistas no processo ensino-aprendizagem.
Com a Educação em Tempo Integral eu percebi que fiquei mais focado, estou aprendendo mais e de forma divertida, pois temos aulas personalizadas.
A formação integral é uma concepção de educação que coloca o estudante no centro do processo educativo e busca o seu desenvolvimento em todas as suas dimensões.
Uma proposta de formação integral que confere centralidade ao aluno. Isso significa que o projeto pedagógico (currículo, práticas educativas, recursos, agentes educativos, espaços e tempos) é construído, avaliado e reorientado a partir do contexto, interesses, necessidades de aprendizagem e desenvolvimento e perspectivas de futuro dos estudantes. Na prática, isso significa considerar as necessidades e singularidades desse aluno durante seu aprendizado.
O currículo da Educação em Tempo Integral considera a formação integral dos sujeitos. Isso significa dizer que o trabalho vai além do desenvolvimento das habilidades concebidas na BNCC, dando voz e vez para o desenvolvimento também das habilidades socioemocionais. Além disso, o trabalho dentro do Tempo Integral possibilita também o olhar para as múltiplas inteligências, entendendo que todos nós somos sujeitos únicos e com possibilidades diversas de aprendizagens.
Sendo assim, muito além de mesclar as habilidades da BNCC com as habilidades diversas que são desenvolvidas nas propostas diversificadas, o aluno da Educação em Tempo Integral se reconhece em suas múltiplas capacidades e oportunidades de crescimento.
A proposta da Educação em Tempo Integral do Colégio Santo Agostinho é:
O Colégio Santo Agostinho Nova Lima se destaca como pioneiro na Educação em Tempo Integral, incorporando integralidade em seu programa educacional, com todos os componentes sendo parte do currículo.
A Educação em Tempo Integral do Colégio Santo Agostinho tem como diferencial oferecer um currículo que não se apresenta de forma fragmentada. Nesse sentido, não há a distinção entre turno e contraturno. Nosso currículo considera o desenvolvimento do sujeito como um todo, oferecendo, assim, a possibilidade do olhar para as suas múltiplas inteligências. O nosso trabalho se destaca, pois consideramos que a proposta vai muito além de propostas diversificadas no contraturno.
Trabalhamos para que as experiências vividas pelos nossos alunos, ao longo do dia, possam ser as mais significativas, levando-se em consideração as especificidades das idades e a individualização dos sujeitos. Somos uma escola que entende que a personalização do processo educativo é o que traz o sucesso para o desenvolvimento do potencial humano.
No Colégio Santo Agostinho – Unidade Nova Lima.
No ano de 2024 estão ofertadas turmas do 2º período da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental na unidade Nova Lima. Em 2025, a oferta será ampliada até o 8º ano Ensino Fundamental, também na unidade Nova Lima.
Sim, mas isso não inviabiliza a integração com o restante das turmas do Colégio. Há tempos comuns previstos dentro dos planejamentos dos professores da Escola Regular e da Educação em Tempo Integral, além do tempo do recreio, no qual todos estarão juntos.
Essa é uma dúvida compreensível e é preciso ressaltar que a Educação em Tempo Integral oferece às crianças a oportunidade de se apropriarem do espaço escolar, além de desenvolverem a autonomia de uma forma muito mais leve. Além disso, o estudante passa o dia em companhia de outras crianças e tem tempos de relaxamento, atividades culturais e esportivas.