WhatsApp Colégio Santo Agostinho

Novos Alunos 2025
Faça a inscrição!

Central Pedagógica

Consulte os links abaixo para obter informações necessárias para um ano letivo tranquilo e bem-organizado.

Foco no desenvolvimento integral do aluno

A Educação em Tempo Integral proporciona o acompanhamento de forma individualizada, tendo como foco também o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Uma formação ampliada

O currículo do programa foi construído com base em estudos nacionais e internacionais focando nas principais habilidades necessárias para uma formação integral – hard skills e soft skills, que incluem:

  • áreas de conhecimento definidas na BNCC;
  • brincares, criatividade e projetos culturais;
  • alfabetização nutricional;
  • educação socioemocional e financeira e muito mais.
Uma formação ampliada

Parceiros

parceiro Campus parceiro Microsoft parceiro University Of Cambridge

Bilinguismo

O programa também possui o bilinguismo, promovendo o fortalecimento de habilidades linguísticas e socioemocionais, como pensamento crítico, solução de problemas, trabalho em grupo, colaboração, cooperação e criatividade.

Potencializa o desenvolvimento cognitivo, a competência linguística e as habilidades de concentração.

Potencializa o desenvolvimento cognitivo, a competência linguística e as habilidades de concentração.

Melhora as habilidades metalinguísticas de memória.

Melhora as habilidades metalinguísticas de memória.

Bilíngues são melhores em multitarefas.

Bilíngues são melhores em multitarefas.

Aumento do acesso, entendimento e da diversidade cultural.

Aumento do acesso, entendimento e da diversidade cultural.

Nossos diferenciais

Reunimos aqui algumas razões convincentes para considerar o programa Educação em Tempo Integral.

Desenvolvimento

Desenvolvimento

Celebramos a aprendizagem todos os dias com propostas que desenvolvem a criatividade, a colaboração, a sustentabilidade, a tecnologia e o desenvolvimento integral.

Modelo de Aprendizagem

Modelo de Aprendizagem

Envolvemos os estudantes para que compreendam as razões para aprender e desenvolvam múltiplas inteligências e diferentes formas de expressão.

Estímulo à autonomia

Estímulo à autonomia

As propostas de trabalho incentivam os alunos a tomarem decisões autônomas, coletivas e sensíveis às realidades em que se inserem.

Campus

Campus

Nosso ecossistema educacional reúne tecnologia, aprendizagem e inteligência de dados em um só lugar, acompanhando toda a trajetória acadêmica dos estudantes.

Projetos que auxiliam

Projetos que auxiliam

Integramos a perspectiva formativa dos alunos desenvolvendo habilidades ao solucionar problemas reais baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Bases internacionais

Bases internacionais

O currículo é construído com base em programas internacionais e tem o desenvolvimento da língua inglesa como prioridade desde a Educação Infantil.

Metodologia ativa

Metodologia ativa

Os conteúdos são trabalhados utilizando metodologias ativas, em que os estudantes são protagonistas e aprendem fazendo, colaborando, prototipando e discutindo.

Arquitetura do saber

Arquitetura do saber

Os alunos conseguem entender a relevância do aprendizado na prática. Todo conteúdo está relacionado a um desafio real do mundo.

Depoimentos

Experiências reais

Na Educação em Tempo Integral, eu busco para minhas filhas uma combinação de desenvolvimento de competências, integração de conteúdos, liderança, criatividade, mind set tecnológico e empreendedorismo criativo.

Foto de Luciana Dinardi Luciana Dinardi

Com a Educação em Tempo Integral, meus filhos tem desenvolvido habilidades para a vida, aprendendo o raciocínio lógico, a criatividade, a resolução de problemas, o trabalho em equipe e várias modalidades de esportes.

Foto de Cristiane Bigão Cristiane Bigão

Falar da Educação em Tempo Integral é dizer sobre um novo tempo na educação, no qual os projetos se conectam com a realidade e os alunos são protagonistas no processo ensino-aprendizagem.

Foto de Iracy Monteiro Iracy Monteiro

Com a Educação em Tempo Integral eu percebi que fiquei mais focado, estou aprendendo mais e de forma divertida, pois temos aulas personalizadas.

Foto de Bruno Lara Bruno Lara

FAQ

Tire as suas dúvidas

A formação integral é uma concepção de educação que coloca o estudante no centro do processo educativo e busca o seu desenvolvimento em todas as suas dimensões.

Uma proposta de formação integral que confere centralidade ao aluno. Isso significa que o projeto pedagógico (currículo, práticas educativas, recursos, agentes educativos, espaços e tempos) é construído, avaliado e reorientado a partir do contexto, interesses, necessidades de aprendizagem e desenvolvimento e perspectivas de futuro dos estudantes. Na prática, isso significa considerar as necessidades e singularidades desse aluno durante seu aprendizado.

O currículo da Educação em Tempo Integral considera a formação integral dos sujeitos. Isso significa dizer que o trabalho vai além do desenvolvimento das habilidades concebidas na BNCC, dando voz e vez para o desenvolvimento também das habilidades socioemocionais. Além disso, o trabalho dentro do Tempo Integral possibilita também o olhar para as múltiplas inteligências, entendendo que todos nós somos sujeitos únicos e com possibilidades diversas de aprendizagens.

Sendo assim, muito além de mesclar as habilidades da BNCC com as habilidades diversas que são desenvolvidas nas propostas diversificadas, o aluno da Educação em Tempo Integral se reconhece em suas múltiplas capacidades e oportunidades de crescimento.

A proposta da Educação em Tempo Integral do Colégio Santo Agostinho é:

  • contemporânea: alinhada às demandas do século XXI, tem como foco a formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo;
  • inclusiva: reconhece a singularidade dos sujeitos, suas múltiplas identidades e se sustenta na construção da pertinência do projeto educativo para todos os estudantes;
  • sustentável: compromete-se com processos educativos contextualizados e com a interação permanente entre o que se aprende e o que se pratica;
  • promotora da equidade: reconhece o direito de todos de aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas, a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes, condição fundamental para alinhar as desigualdades educacionais.

O Colégio Santo Agostinho Nova Lima se destaca como pioneiro na Educação em Tempo Integral, incorporando integralidade em seu programa educacional, com todos os componentes sendo parte do currículo.

A Educação em Tempo Integral do Colégio Santo Agostinho tem como diferencial oferecer um currículo que não se apresenta de forma fragmentada. Nesse sentido, não há a distinção entre turno e contraturno. Nosso currículo considera o desenvolvimento do sujeito como um todo, oferecendo, assim, a possibilidade do olhar para as suas múltiplas inteligências. O nosso trabalho se destaca, pois consideramos que a proposta vai muito além de propostas diversificadas no contraturno.

Trabalhamos para que as experiências vividas pelos nossos alunos, ao longo do dia, possam ser as mais significativas, levando-se em consideração as especificidades das idades e a individualização dos sujeitos. Somos uma escola que entende que a personalização do processo educativo é o que traz o sucesso para o desenvolvimento do potencial humano.

No Colégio Santo Agostinho – Unidade Nova Lima.

No ano de 2024 estão ofertadas turmas do 2º período da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental na unidade Nova Lima. Em 2025, a oferta será ampliada até o 8º ano Ensino Fundamental, também na unidade Nova Lima.

Sim, mas isso não inviabiliza a integração com o restante das turmas do Colégio. Há tempos comuns previstos dentro dos planejamentos dos professores da Escola Regular e da Educação em Tempo Integral, além do tempo do recreio, no qual todos estarão juntos.

Essa é uma dúvida compreensível e é preciso ressaltar que a Educação em Tempo Integral oferece às crianças a oportunidade de se apropriarem do espaço escolar, além de desenvolverem a autonomia de uma forma muito mais leve. Além disso, o estudante passa o dia em companhia de outras crianças e tem tempos de relaxamento, atividades culturais e esportivas.

Unidade
Nova Lima/MG
Vale dos Cristais

Contato

(31) 3079-8300 relacionamento@santoagostinho.com.br

Endereço

Rua das Cores, 355 - Vale dos Cristais | CEP 34008-053 - Nova Lima/MG