Na Educação em Tempo Integral, eu busco para minhas filhas uma combinação de desenvolvimento de competências, integração de conteúdos, liderança, criatividade, mind set tecnológico e empreendedorismo criativo.
Luciana Dinardi
Consulte os links abaixo para obter informações necessárias para um ano letivo tranquilo e bem-organizado.
A Educação em Tempo Integral proporciona o acompanhamento de forma individualizada, tendo como foco também o desenvolvimento de competências socioemocionais.
O currículo do programa foi construído com base em estudos nacionais e internacionais focando nas principais habilidades necessárias para uma formação integral – hard skills e soft skills, que incluem:
O programa também possui o bilinguismo, promovendo o fortalecimento de habilidades linguísticas e socioemocionais, como pensamento crítico, solução de problemas, trabalho em grupo, colaboração, cooperação e criatividade.
Na Educação em Tempo Integral, eu busco para minhas filhas uma combinação de desenvolvimento de competências, integração de conteúdos, liderança, criatividade, mind set tecnológico e empreendedorismo criativo.
Com a Educação em Tempo Integral, meus filhos tem desenvolvido habilidades para a vida, aprendendo o raciocínio lógico, a criatividade, a resolução de problemas, o trabalho em equipe e várias modalidades de esportes.
Falar da Educação em Tempo Integral é dizer sobre um novo tempo na educação, no qual os projetos se conectam com a realidade e os alunos são protagonistas no processo ensino-aprendizagem.
Com a Educação em Tempo Integral eu percebi que fiquei mais focado, estou aprendendo mais e de forma divertida, pois temos aulas personalizadas.
A formação integral é uma concepção de educação que coloca o estudante no centro do processo educativo e busca o seu desenvolvimento em todas as suas dimensões.
Uma proposta de formação integral que confere centralidade ao aluno. Isso significa que o projeto pedagógico (currículo, práticas educativas, recursos, agentes educativos, espaços e tempos) é construído, avaliado e reorientado a partir do contexto, interesses, necessidades de aprendizagem e desenvolvimento e perspectivas de futuro dos estudantes. Na prática, isso significa considerar as necessidades e singularidades desse aluno durante seu aprendizado.
O currículo da Educação em Tempo Integral considera a formação integral dos sujeitos. Isso significa dizer que o trabalho vai além do desenvolvimento das habilidades concebidas na BNCC, dando voz e vez para o desenvolvimento também das habilidades socioemocionais. Além disso, o trabalho dentro do Tempo Integral possibilita também o olhar para as múltiplas inteligências, entendendo que todos nós somos sujeitos únicos e com possibilidades diversas de aprendizagens.
Sendo assim, muito além de mesclar as habilidades da BNCC com as habilidades diversas que são desenvolvidas nas propostas diversificadas, o aluno da Educação em Tempo Integral se reconhece em suas múltiplas capacidades e oportunidades de crescimento.
A proposta da Educação em Tempo Integral do Colégio Santo Agostinho é:
O Colégio Santo Agostinho Nova Lima se destaca como pioneiro na Educação em Tempo Integral, incorporando integralidade em seu programa educacional, com todos os componentes sendo parte do currículo.
A Educação em Tempo Integral do Colégio Santo Agostinho tem como diferencial oferecer um currículo que não se apresenta de forma fragmentada. Nesse sentido, não há a distinção entre turno e contraturno. Nosso currículo considera o desenvolvimento do sujeito como um todo, oferecendo, assim, a possibilidade do olhar para as suas múltiplas inteligências. O nosso trabalho se destaca, pois consideramos que a proposta vai muito além de propostas diversificadas no contraturno.
Trabalhamos para que as experiências vividas pelos nossos alunos, ao longo do dia, possam ser as mais significativas, levando-se em consideração as especificidades das idades e a individualização dos sujeitos. Somos uma escola que entende que a personalização do processo educativo é o que traz o sucesso para o desenvolvimento do potencial humano.
No Colégio Santo Agostinho – Unidade Nova Lima.
No ano de 2024 estão ofertadas turmas do 2º período da Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental na unidade Nova Lima. Em 2025, a oferta será ampliada até o 8º ano Ensino Fundamental, também na unidade Nova Lima.
Sim, mas isso não inviabiliza a integração com o restante das turmas do Colégio. Há tempos comuns previstos dentro dos planejamentos dos professores da Escola Regular e da Educação em Tempo Integral, além do tempo do recreio, no qual todos estarão juntos.
Essa é uma dúvida compreensível e é preciso ressaltar que a Educação em Tempo Integral oferece às crianças a oportunidade de se apropriarem do espaço escolar, além de desenvolverem a autonomia de uma forma muito mais leve. Além disso, o estudante passa o dia em companhia de outras crianças e tem tempos de relaxamento, atividades culturais e esportivas.