Implementamos o Programa de Convivência Ética (PCE) para melhorar o ambiente escolar, reduzindo problemas de convivência. Desenvolvido com apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM) da Unesp e Unicamp, o Programa inclui diversas iniciativas dentro e fora da sala de aula, visando a uma convivência harmoniosa, cuidadosa e respeitosa.
Além de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, buscamos promover o protagonismo dos estudantes por meio das Equipes de Ajuda, que atuam no combate ao bullying e a outros problemas de convivência na escola. Eleitos pelos seus próprios pares, prestam apoio e acolhimento aos colegas, escutando-os quando necessário e auxiliando-os a resolver conflitos mediante estratégias cooperativas, colaborativas e de entendimento.
Criadas em 2008 na Espanha, pelo Prof. José Maria Avilés Martinez, as EAs promovem apoio entre pares e suporte emocional na escola. Formadas por estudantes escolhidos por confiabilidade, as equipes atuam de forma autônoma com orientação de professores-tutores. Suas ações sistemáticas e preventivas, como acolhimento de novatos e mentorias, visam melhorar a convivência e auxiliar no enfretamento dos desafios como solidão, conflitos e cyberbullying.
Conheça maisPor meio da participação efetiva de toda a comunidade escolar em diversas iniciativas que promovem uma boa convivência.
Buscamos não apenas eliminar o bullying e o cyberbullying, mas também formar uma geração de jovens conscientes, respeitosos e preparados para conviver em uma sociedade plural e digital.