O Colégio Santo Agostinho – Unidade BH realizou, no dia 26 de agosto, o lançamento oficial da Tabela Periódica Interativa: ciência, arte e comunidade em construção, um projeto inovador que uniu educação, colaboração e criatividade. Idealizada pela professora de Química Luciane da Silveira Soares e desenvolvida com o apoio da professora Cláudia Cinara, a iniciativa envolveu estudantes, famílias e colaboradores em todas as etapas do processo.
Mais do que um painel, a Tabela Periódica ocupa um espaço central da escola e foi pensada para encantar visualmente, despertar curiosidade e transformar o aprendizado de Química em uma experiência dinâmica, acessível e afetiva. Cada elemento químico ganhou um QR Code com conteúdos produzidos pelos alunos, integrando arte, pesquisa científica e tecnologia.
Escuta e engajamento
O primeiro passo do projeto foi convidar a comunidade escolar a participar ativamente da criação da Tabela Periódica Interativa. Estudantes, professores e colaboradores se envolveram em atividades como a pintura dos cubos, que representariam os elementos químicos, e o planejamento da pesquisa sobre cada elemento. Nesse processo, os alunos mergulharam em conteúdos científicos e, ao mesmo tempo, exercitaram a criatividade ao desenvolver QR Codes com materiais digitais, como textos, vídeos e ilustrações. Esse momento foi marcado pela escuta ativa da comunidade, que ajudou a dar identidade ao projeto e reforçou o sentimento de pertencimento.
Inauguração oficial – celebração e reconhecimento
No dia 26 de agosto, o pátio do Colégio Santo Agostinho – BH se transformou em um espaço de festa e valorização do protagonismo estudantil. A inauguração oficial apresentou à comunidade a Tabela Periódica com os cubos prontos para uso interativo. Mais do que revelar um produto final, o evento celebrou todo o percurso de construção coletiva, reconhecendo o esforço dos estudantes, a orientação dos professores e o apoio das famílias. A inauguração simbolizou o início de uma nova forma de vivenciar a ciência na escola: integrada, participativa e inspiradora.
Em um segundo momento, no turno da tarde, a Tabela foi especialmente apresentada aos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, marcando o início do contato das novas gerações com essa experiência inovadora de aprendizagem.
Um espaço vivo de aprendizagem
Para a professora Luciane, responsável pela concepção do projeto, a Tabela Periódica Interativa vai muito além de um recurso pedagógico:
“Ela se tornou um espaço de encontro, investigação e afeto, onde o conhecimento se conecta com a criatividade e a colaboração. Não é apenas um projeto de Química; todo o design e a metodologia foram pensados para desenvolver o letramento científico e, sobretudo, o trabalho em equipe. Cada estudante pôde revelar seus talentos e habilidades, construindo algo maior em conjunto. Nessas ligações, produzimos conhecimento, arte e pertencimento. É a Liga, como o próprio nome sugere, um elo que nos uniu e me enche de gratidão por ter convivido com cada estudante nesse processo.”
Protagonismo estudantil e pertencimento
A Tabela Periódica Interativa representa o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento e reforça o compromisso do Colégio Santo Agostinho com uma educação integral, que alia excelência acadêmica, inovação e formação humana. Como forma de reconhecimento, os alunos participantes receberam certificados, valorizando sua dedicação e engajamento em todas as etapas do projeto.