Unidade BH foi sede do maior evento da juventude agostiniana na América Latina, reunindo mais de 200 participantes em uma experiência de fé, cultura e missão
Com leveza, fé e esperança, mais de 200 jovens, representando 14 países da América Latina e do Caribe, participaram do ELJA – Encontro Latino-americano e Caribenho de Jovens Agostinianos, realizado de 17 a 22 de julho, no Colégio Santo Agostinho – Unidade Belo Horizonte.
O encontro também contou com a participação de estudantes das Unidades do Colégio Santo Agostinho, da EPSA – Escola Profissionalizante Santo Agostinho e do Colégio Aiacom, fortalecendo o protagonismo juvenil e a vivência do carisma agostiniano.
Um encontro que atravessou fronteiras
Promovido pela Área de Pastoral Vocacional e Juvenil da OALA (Organização dos Agostinianos da América Latina e do Caribe) e articulado pelo Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil da Província da Consolação e da Província do Brasil, o ELJA 2025 contou com representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai, Venezuela e, claro, do Brasil.
A presença de líderes importantes da Ordem de Santo Agostinho, como Frei Alejandro Moral Antón, Prior Geral, e Frei Alexander Lam, Assistente Geral para a América Latina, deu ainda mais relevância ao evento, reconhecendo o protagonismo dos jovens e reforçando a importância da formação vocacional e missionária.
Durante os seis dias de encontro, os jovens participaram de diversas atividades:
A experiência foi vivida com entusiasmo e acolhida, revelando o compromisso dos jovens com o carisma agostiniano, a busca pelo bem comum e a vivência da solidariedade.
Fotografia: Luciana Magalhães
Próxima parada: Colômbia
Na celebração de encerramento, foi anunciado que o próximo ELJA acontecerá na Colômbia, em 2029, com ainda mais expectativa de conexão e esperança para a juventude agostiniana da América Latina.