A Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, de Belo Horizonte/MG e o Colégio Santo Agostinho, celebraram o Dia Mundial dos Pobres com uma ação solidária realizada no dia 30 de novembro, em comunhão com a VIII Jornada Mundial dos Pobres, animada pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Um grande mutirão reuniu 170 voluntários que acolheram, com alegria e respeito, 263 pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo gratuitamente alimentos, cuidados pessoais (banho, corte de cabelo e orientação de saúde), Varal Solidário, Pastoral da Escuta, contato telefônico com a família, orientação jurídica e lazer.
O evento uniu muitos corações por uma causa comum
Contou com o apoio do Projeto Mãos na Massa e a equipe de eventos paroquiais para o preparo das refeições e a articulação de parceiros como o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e o Projeto Banho de Amor e outros serviços.
Contou também com a estrutura do Colégio Santo Agostinho e suas diversas equipes e parceiros; além de voluntários da Pastoral Social (organização do Varal Solidário), de colaboradores da Rede Lius Agostinianos (Colégio Santo Agostinho, Núcleo de Pastoralidade e áreas administrativas), da Pastoral de Rua de Belo Horizonte, Cruz Vermelha e diversos profissionais que ofereceram serviços como corte de cabelo, música ao vivo, além de pessoas, paróquias e outras organizações que doaram roupas, calçados, alimentos, material de higiene pessoal e diversos itens necessários para os assistidos.
Fotos: @edujunqueira_fotografia e voluntários da ação.
Dia Mundial dos Pobres
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco em 2016, para conscientizar sobre a realidade da pobreza e convidar todos a realizar ações concretas de solidariedade e compaixão com as pessoas mais vulneráveis. Inspirado pela mensagem de Jesus Cristo e pelo exemplo de São Francisco de Assis, o Papa nos convida a olhar para aqueles que sofrem e a estender a mão em amor e compaixão.