O Colégio Santo Agostinho – Unidade Belo Horizonte promoveu, nos dias 22 a 24 de agosto, a 15ª edição da Simulação Interna Agostiniana (SIA 2025). O encontro reuniu alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em atividades que simulam organismos internacionais, com debates, negociações e produção de soluções conjuntas.
Criada pelos próprios estudantes, a SIA se consolidou como um projeto que une protagonismo, pesquisa e prática cidadã. Ao representar países e instituições, os alunos exercitam a argumentação, a escuta e a cooperação em torno de temas atuais da geopolítica.
A abertura oficial, no Teatro Santo Agostinho, contou com a presença de representantes da SKEMA Business School, da Universidade FUMEC, da Academia Magis e da Dom Helder Escola de Direito, parceiras do projeto. Também fizeram parte da cerimônia a apresentação cultural do grupo Sarandeiros e a palestra sobre o “Diálogo na democracia moderna”.
Para o professor Luiz Cláudio de Paula, orientador da SIA, a iniciativa é um exercício prático de cidadania: “Os estudantes pesquisam, defendem posições e, principalmente, aprendem a ouvir e negociar”.
O diretor da Unidade BH, Clovis Oliveira, reforçou que a SIA traduz o propósito da educação agostiniana, ao formar para a vida unindo conhecimento, valores e protagonismo.
A cada edição, a Simulação Interna Agostiniana se consolida como um espaço de transformação, onde os jovens vivenciam na prática a importância do diálogo, da empatia e da responsabilidade cidadã.
Confira a galeria de fotos feitas pelos alunos na SIA 2025: