No dia 4 de agosto, A Rede Lius Agostinianos viveu um momento histórico e profundamente simbólico: a inauguração da Obra Social Adeodato, na Barra do Ceará, em Fortaleza/CE. Um espaço que nasce para acolher, cuidar, formar e transformar vidas, especialmente de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A Obra é dedicada ao atendimento gratuito, oferecido para 100 crianças e adolescentes, entre 8 e 12 anos, no contraturno escolar, com oficinas socioeducativas de artes, esportes e cultura, com o objetivo do fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de incentivar a continuidade dos estudos.
Assim como Santo Agostinho nos convida a voltar ao essencial, essa nova Obra Social se propõe a ser um espaço onde cada criança seja reconhecida como um dom precioso, um presente de Deus que precisa ser amado, incentivado e acompanhado em seu crescimento humano e integral.
Acolhimento que aproxima
As crianças foram recebidas com alegria, músicas e carinho por toda a equipe.
Durante a manhã, participaram de oficinas criativas e brincadeiras, confeccionando cartazes com palavras como educação, paz, amor e direitos, além de corações feitos com papelão e lã, símbolos que, mais tarde, encheram de cor e mensagem o momento da celebração.
A cerimônia reuniu palavras de afeto, espiritualidade e compromisso. Também celebramos o início do Mês Agostiniano, com a inspiração de Santo Agostinho nos guiando rumo à interioridade, à escuta e ao cuidado integral da vida.
Arte e ecologia
A celebração seguiu com uma apresentação artística que emocionou a todos ao refletir sobre a interioridade e a importância do cuidado com as pessoas e com a Casa Comum.
O gesto simbólico de plantar um Ipê Rosa foi um dos momentos mais marcantes, representando o compromisso da Rede Lius com a Ecologia Integral, com o futuro dos alunos e com a construção de um mundo mais justo e solidário.
Todo o projeto é possível ser realizado porque a Rede Lius Agostinianos mantém, com recursos próprios e apoio das famílias do Colégio Santo Agostinho, suas Escolas Sociais que atendem, juntas, aproximadamente, cerca de 2 mil alunos por ano na Educação Básica e Assistência Social.
Que a Obra Social Adeodato floresça como espaço de esperança e amor enraizado, um lugar onde a infância encontra dignidade e o futuro começa a ser sonhado no coração do Barra do Ceará.