Entre os dias 7 e 13 de julho, alunos do Grupo Sarandeiros das unidades BH e Contagem participaram da 17ª edição do Festival Internacional de Danças Folclóricas de Schagen, na Holanda. O evento é um dos maiores do mundo dedicados à dança folclórica e reúne grupos de países como Colômbia, Irlanda, República Tcheca, México e, claro, holandeses.
Representando o Brasil com entusiasmo e talento, nossos estudantes viveram uma experiência inesquecível de troca cultural. Mais do que se apresentarem nos palcos do festival, eles compartilharam um Brasil diverso, criativo e cheio de histórias. Cada apresentação foi uma oportunidade de emocionar o público com a alegria, a riqueza e a originalidade das danças populares brasileiras.
Além das apresentações artísticas, os alunos participaram de oficinas culturais e também conduziram uma oficina especial de Boi Bumbá, ensinando passos, cantos e movimentos típicos dessa tradição brasileira. A atividade foi realizada em inglês e espanhol, o que agregou ainda mais valor à vivência: nossos jovens ensinaram, aprenderam e praticaram outros idiomas, reafirmando o poder da cultura como ponte entre os povos.
“O trabalho com a dança folclórica nos exige responsabilidade para fazer pesquisas e representar a nossa cultura de forma bonita, potente e que valorize as produções culturais do Brasil. No Colégio Santo Agostinho, entendemos que as experiências de aprendizagem vão muito além da sala de aula. Estar aqui e compartilhar com outros grupos nossa cultura faz com que nossos alunos valorizem a diversidade e se tornem seres humanos mais abertos à construção de uma relação de paz com todos”, afirma Petrônio Alves, coordenador do grupo da Unidade Contagem.
A participação no festival evidencia o compromisso do Colégio Santo Agostinho com uma formação integral, que valoriza o protagonismo juvenil e o contato com diferentes realidades culturais.
Essa iniciativa está em sintonia com os nossos programas de internacionalização, que ampliam os horizontes culturais e acadêmicos dos estudantes. Desde os primeiros anos, nossos alunos têm acesso ao Bilinguismo, com uma formação que valoriza o domínio de outros idiomas e o contato com diferentes culturas. No 9º ano e na 2ª série do Ensino Médio, eles são convidados a participar de intercâmbios culturais no Canadá e na Espanha, vivências que promovem o aprendizado na prática e a abertura ao mundo. Já no Ensino Médio, os alunos da 1ª e 2ª séries podem optar pelo programa Canadian High School, uma formação internacional que alia o currículo canadense ao desenvolvimento das habilidades comunicativas em inglês, preparando-os para os desafios de um mundo globalizado.
Representar o Brasil em um festival como esse é mais do que dançar: é viver a cultura, criar laços, praticar o respeito às diferenças e reforçar o orgulho por nossas raízes. Nossos alunos voltam para casa não apenas com aplausos, mas com histórias que vão levar para a vida toda.
Confira mais detalhes sobre o Grupo Sarandeiros:
👉 www.santoagostinho.com.br/arte-e-cultura/#sarandeiros
Conheça também os programas de internacionalização do CSAg:
👉 www.santoagostinho.com.br/internacionalizacao