WhatsApp Colégio Santo Agostinho
Cultura da Paz no Colégio Santo Agostinho

Com o compromisso de construir um ambiente escolar mais acolhedor e seguro, a Diretoria de Ação Social e Pastoralidade do Colégio Santo Agostinho ampliou, em 2024, o Programa de Convivência Ética – PCE para todas as unidades. O principal objetivo do Programa é combater a violência e fomentar uma cultura de paz por meio da promoção de valores como o respeito mútuo, a mediação de conflitos e a prevenção de comportamentos nocivos, como bullying e cyberbullying.

O Programa é sustentado por um plano estratégico de convivência que orienta a comunidade escolar em práticas preventivas e educativas, envolvendo diretamente lideranças, professores e estudantes.

Profissionais atuando em prol da Convivência Ética

O Diretor Institucional de Ação Social e Pastoralidade, Marco Henrique Silva, é o responsável pelo programa e conta com o apoio com o apoio de Especialistas Institucionais e Psicopedagogas, desenvolvendo as atividades nas Unidades, dedicadas ao plano norteador para a convivência e no processo e ações que o caracterizam.

Conheça nossas especialistas do PCE

Professores-tutores

Além das especialistas, 154 professores-tutores estão capacitados para atuar no acompanhamento e mediação de conflitos nas unidades. Veja como esse time está dividido:

Protagonismo estudantil: Equipes de Ajuda

Um dos diferenciais do Programa é o incentivo ao protagonismo jovem. Os próprios alunos são chamados a participar ativamente do cuidado e do suporte aos colegas em dificuldades. Nesse sentido, foram formadas as Equipes de Ajuda, compostas por estudantes eleitos pelos seus pares para promover a solidariedade e o auxílio mútuo dentro da escola. Confira os números das equipes em cada unidade:

Formação em Comunicação Não-Violenta

Para reforçar os valores de empatia e acolhimento, os colaboradores do Colégio passaram por uma formação em Comunicação Não-Violenta (CNV), ministrada por renomados especialistas na área. A formação teve como foco central a criação de uma comunicação mais acolhedora e humanizada, que está no cerne da pedagogia agostiniana.

Ao longo de cinco encontros, a Prof. Dra. Luciene Tognetta conduziu discussões sobre os desafios contemporâneos da convivência escolar e a importância de intervenções eficazes para combater o bullying. Entre os temas abordados estavam:

  • Desafios da convivência em uma escola sem paredes em tempos pós-pandêmicos.
  • A intervenção ao bullying e a aplicação de sanções por reciprocidade.
  • Estratégias para promover uma convivência saudável e pacífica em escolas que buscam combater a violência.

Além disso, os especialistas Sandra Caselato e Yuri Haasz, da Sinergia Comunicativa, ministraram oficinas sobre Comunicação Não-Violenta e Práticas Restaurativas, proporcionando aos participantes reflexões profundas e trocas enriquecedoras.

Uma abordagem agostiniana de cuidado e acolhimento

O Programa de Convivência Ética reafirma o compromisso do Colégio Santo Agostinho com a formação integral de seus alunos, fundamentado nos valores agostinianos de cuidado, acolhimento e respeito ao próximo. A Comunicação Não-Violenta é vista como um pilar essencial para construir uma convivência mais justa e harmoniosa, fortalecendo os laços entre todos os membros da comunidade escolar.

Dessa forma, o programa se posiciona como uma iniciativa transformadora, que busca promover não apenas a redução da violência, mas a construção de uma escola onde cada pessoa é valorizada e respeitada em sua singularidade.